A prefeita de Contagem, Marília Campos, participou da solenidade organizada pela empresa Tambasa (Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S/A) – uma das maiores atacadistas do país – para apresentação de seu plano de expansão logística no município. Na ocasião ainda foi feita a entrega provisória da avenida Miguel Bartolomeu, a antiga via 630. O evento aconteceu na quinta-feira (19/01), e contou com a presença de representantes de várias entidades de classe.
A Tambasa tem hoje três edificações, sendo um prédio administrativo e dois galpões para sua operação logística em Contagem. O galpão número 1 (G1), que tem 60 mil m²; e o galpão número 2 (G2), tem outros 30 mil m² – o que totaliza uma área total de operação de 90 mil m². A expansão prevê a construção de outros dois novos galpões, G3 e G4, cada um deles com mais 45 mil m² – o que dobra a área de operação e armazenamento da empresa. Cada um dos galpões em operação tem capacidade de armazenar 145 mil paletes. Com a construção desses dois novos, a capacidade de armazenamento chegará a 290 mil paletes.
Mas o plano de expansão inclui ainda um quinto galpão, o G5. Ele terá uma capacidade mais densa de estocagem, armazenando 120 mil paletes em uma área de 20 mil metros de edificação subterrânea. Apenas nesse galpão, serão mais 145 mil paletes. Com isso, será quadruplicada a capacidade de armazenamento da Tambasa. O primeiro piso do galpão G4 tem a previsão de ser entregue até o mês de junho deste ano e o segundo piso até dezembro próximo. O G5, por sua vez, tem uma estimativa de conclusão de mais um ano e meio.
A prefeita Marília Campos falou da importância deste investimento para o município. “Hoje, esse evento comunica para o Brasil que estamos consolidando uma das nossas grandes vocações: sermos o maior polo logístico e industrial do país”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, ressaltou o papel da Tambasa para o desenvolvimento econômico de Contagem. “Ela já se diferencia como uma das empresas líderes nacionais no ramo atacadista. A Tambasa é hoje uma das maiores arrecadadoras e empregadoras do município. Este evento é um marco divisor, na medida em que apresenta um dos investimentos mais robustos em seu segmento em todo o Brasil. Um conjunto de ações e de edificações de equipamentos que, somados, a médio prazo vão quadruplicar suas operações, posicionando-a como a maior empresa do segmento”. Atualmente, a Tambasa tem mais de 2.700 colaboradores. Somente as obras de ampliação vão gerar 2.000 empregos diretos.
Vilela também apontou ainda a expansão da Tambasa como um novo marco da relação entre o Poder Público e o Poder Privado celebrado pela atual gestão, que busca dirimir os conflitos existentes, anteriormente, entre empresas, buscando conferir segurança jurídica. “O que é uma parte importantíssima para a atração de novos investimentos em Contagem, pela conformação de um ambiente transparente, de maior previsibilidade, essenciais ao empreendedorismo. ”
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Fiemg, Fábio Sacioto, presente à solenidade, explicou a contribuição que o investimento de ampliação proporciona a toda cadeia produtiva mineira. “A cadeia produtiva não é só a fabricação dos produtos, mas também toda parte de distribuição e entrega. Nesse sentido, a Tambasa é uma grande parceira de muitas indústrias e fábricas mineiras, dada a sua capacidade de distribuição. Todo esse investimento se traduzirá em maior eficiência operacional para eles, com redução de custo logístico. Com isso a indústria mineira ficará mais competitiva e poderá aumentar sua exportação para outros estados”.
Responsável por outro grande empreendimento no município, o Inova Parque, o empresário, Teodomiro Camargo, afirmou que quando uma empresa do porte da Tambasa faz um investimento desse lastro, fica evidenciado que o município de Contagem tem um potencial para o desenvolvimento econômico para ser ainda mais explorado. “O projeto aqui desenvolvido mostra que o grupo além da sua preocupação com seu processo logístico, também tem um cuidado urbanístico, paisagístico, mas sobretudo humano.”
Destacando a importância do enorme volume de investimentos para o setor, o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais - Sinduscon-MG, Adriano Manetta, falou da concretização da obra de forma regular e legítima dentro do município. “Não é só a importância econômica e o acréscimo de atividades relevantes, mas também traz a percepção de que é possível estar aberto para trabalhar as atividades econômicas de maneira legítima no município.”
Manetta também reconheceu a sensibilidade e o cuidado de toda a equipe da atual gestão municipal, pela valorização desse perfil de investimento, que, na sua avaliação, por muito tempo foi desconsiderada. “É perceptível que, sem abrir mão de cuidados ambientais, sociais e de integração urbana, a atual gestão tem trabalhado para manter e atrair esse tipo de investimento, tendo a concorrência brutal que existe com outras cidades. São atividades valorizadas que agregam valor para os cidadãos”.
Avenida Miguel Bartolomeu
A incorporação da avenida Miguel Bartolomeu, a antiga Via 630, à malha viária do município é mais uma importante ação que consolida a região Ressaca como o polo logístico mais importante, atrativo e estratégico de Minas Gerais – o que auxilia Contagem na atração e instalação de novas empresas, gerando emprego e renda.
A avenida foi rebatizada com o nome do fundador da Tambasa, Miguel Bartolomeu. Em 1915, ainda um jovem sapateiro de 20 anos, saiu da casa dos pais em Santana do Guaraciaba (MG) com o sonho de vencer na vida. A via terá 1.500 metros de extensão, 24 metros de largura total e conta com canteiro central e calçadas. Toda a extensão da via recebeu iluminação de LED. Ela conecta a região do Ressaca à região central de Contagem, a Sede, garantindo acesso rápido à BR-040, conectando em breve à avenida Maracanã.
A via foi construída como parte de um acordo entre a Prefeitura de Contagem e os empresários instalados que empreendem no município. Para incorporar oficialmente o trecho à malha viária municipal, a Prefeitura tem feito verificações do projeto, com apontamento para ajustes e adequações necessárias. Parte dessas tratativas foram acordadas em reunião com a prefeita Marília Campos.
Confira aqui mais fotos do evento.